EUA e União Europeia Fecham Acordo e Unificam Tarifa em 15%
- Marcio Siqueira
- 28 de jul.
- 1 min de leitura
O presidente dos EUA, Donald Trump, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram no domingo (27) um acordo comercial que estabelece uma tarifa unificada de 15% sobre produtos europeus. Realizado na Escócia, o anúncio reverte a ameaça de uma tarifa de 30% que entraria em vigor em 1º de agosto.
Como parte do pacto, a União Europeia se comprometeu a investir US$ 600 bilhões nos EUA e a adquirir US$ 750 bilhões em produtos de energia, como gás natural, visando diversificar suas fontes e reduzir a dependência da Rússia.
"Hoje é um dia histórico para o comércio dos EUA", afirmou Trump. Von der Leyen classificou o pacto como "o maior acordo comercial de todos os tempos", que "cria certeza em tempos incertos".
Apesar da unificação da alíquota, as sobretaxas de 50% sobre as importações de aço e alumínio foram mantidas. O setor automotivo europeu será beneficiado com a redução da taxa de 27,5% para os 15% acordados.
A medida alinha a União Europeia ao Japão, que fechou um acordo semelhante. O Brasil, no entanto, segue em posição delicada, com a perspectiva de enfrentar a tarifa de 50% caso não avance em uma negociação com Washington.

Comments