top of page

Produtores de São Paulo e Minas Gerais são os mais dependentes de fertilizante russo

São Paulo e Minas Gerais são os dois estados brasileiros com maior dependência de fertilizantes importados da Rússia, de acordo com estudo do Instituto Pensar Agropecuária, vinculado à Frente Parlamentar Agropecuária.

O país, alvo de sanções da Europa e dos Estados Unidos, responde pelo envio de mais de um terço do insumo agrícola utilizado por produtores paulistas e mineiros. De acordo com levantamento obtido pela CNN, São Paulo é o estado mais dependente de fertilizantes vindos da Rússia, com 35,9% do volume de insumos importados pelos produtores paulistas em 2021. Em Minas Gerais, o percentual foi de 33,1%.

Outros três estados apresentam dependência relevante de fertilizantes russos: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Ao todo, as cinco unidades da federação respondem por 68% de toda a importação de fertilizantes pelo Brasil.

Na avaliação do Instituto Pensar Agropecuária, ainda é cedo para um prognóstico sobre os reais impactos que a guerra na Ucrânia irá causar sobre as importações brasileiras de fertilizantes e até mesmo no agronegócio como um todo, mas há o alerta para caso as sanções sejam estendidas por mais tempo. A situação poderia se tornar preocupante em virtude de efeitos secundários, como as dificuldades relacionadas a pagamentos, fretes e preços de alimentos.

Fonte: CNN BRASIL



5 visualizações0 comentário
bottom of page