top of page

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.


O diretor relator da proposta, Alexandre Fioranelli, apresentou os motivos que levaram a este índice de reajuste, entre eles o direito das operadoras ao reajuste anual.

A gerente Econômica, Financeira e Atuarial da ANS, Daniele Rodrigues Campos, detalhou que existe uma fórmula matemática para o cálculo do reajuste.


No ano passado, pela primeira vez, os planos de saúde tiveram índices de reajuste negativos, em pouco mais de 8%. A diretora da ANS Eliane Medeiros levou isso em consideração, mas foi a única a se opor ao aumento dos valores.


O reajuste de até 15,5% nos planos é o mais alto da história. Será aplicado pelas operadoras nas próximas semanas e é retroativo ao dia primeiro de maio.

De acordo com a ANS, o aumento deve afetar 8 milhões de pessoas, o que representa mais de 16%dos consumidores de planos de assistência médica no Brasil. Segundo a agência reguladora, pouco mais de 49 milhões de brasileiros usam planos de saúde, mas a maioria é empresarial ou coletivo.




1 visualização0 comentário
bottom of page