Os tradicionais ovos de chocolate da Páscoa estão mais caros e com grandes diferenças nos preços neste ano. Pelo menos é o que diz uma pesquisa realizada pelo Procon no Estado do Rio.
Um levantamento feito pelo órgão, na última semana, verificou os preços de 731 produtos, coletados em 44 estabelecimentos em quatro regiões, além dos sites da internet. A pesquisa identificou uma variação de valores de até 50% de um mesmo produto em diferentes pontos comerciais.
Na cidade do Rio, a maior variação entre os ovos foi em produtos feitos com chocolate branco, cujo preço oscilou em 44,37%. Já em Macaé, no norte do estado, os valores oscilaram em 37,15%, e na Região Serrana chegou a 45,65% numa caixa de bombom. Na Região dos Lagos foi verificada diferença de 27,88%.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas, o preço é impactado por diferentes fatores, como os reajustes do açúcar, do leite e do cacau, além da variação do dólar, das contratações e dos impostos.
