O município do Rio de Janeiro não vai exigir comprovante de vacinação de crianças contra a Covid, no retorno às aulas na rede pública de ensino, marcado para o dia 7 de fevereiro.
Ao todo, a prefeitura espera que pelo menos 504 mil meninos e meninas que moram na cidade recebam o imunizante da Pifzer. O número equivale a noventa por cento da população dessa faixa etária. A vacinação infantil começa no próximo dia 17.
Em visita nesta quinta-feira (13) à Escola Municipal Anita Garibaldi, na zona norte carioca, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a vacina não deve ser impedimento para o acesso à educação.
As primeiras vacinas da Pifzer destinadas às crianças de 5 a 11 anos devem chegar ao estado do Rio de Janeiro no início da madrugada desta sexta-feira, vindas do Centro de Armazenamento do Ministério da Saúde, em São Paulo.
O imunizante infantil tem dosagem e composição diferentes da utilizada para os maiores de 12 anos e será aplicado em duas doses de 0,2 ml. A tampa do frasco da vacina virá na cor laranja, para facilitar a identificação pelas equipes de saúde e também pelos responsáveis que levarão as crianças aos postos para serem vacinadas.
Segundo o Ministério da Saúde, para a imunização desse público será necessária a autorização dos pais. No caso da presença dos responsáveis no ato da aplicação, haverá dispensa do termo por escrito. A orientação da pasta é que os pais procurem a recomendação prévia de um médico.
